Histórias do jardim

Primaveras enfeitam o caminho entre o bloco A e o Bosque

A primavera tem papel importante na constituição do Jardim das Curiosidades. Quando construíram as pilastras entre os prédios da FEUSP houve a ideia de tornar aquele lugar visualmente atrativo e gostoso de se estar. Conta a Profa. Myriam Krasilchik, que foi diretora da faculdade nesta época e a responsável pela implementação do jardim neste local, que para torná-lo mais agradável, ao erguer as pilastras dos caminhos entre os prédios, a primeira ideia foi colocar primaveras ao longo do percurso. Não foi fácil encontrar as mudas nas cores desejadas: a doação veio da mãe da Profa. Tizuko Kishimoto, também docente da FEUSP, que tinha as primaveras tão desejadas.

Veja os desenhos das crianças sobre a primavera aqui.

Jardim entre os blocos A e B com frutíferas

A Profa. Myriam Krasilchik conta ainda que o espaço entre os blocos A e B era algumas vezes usado para aulas, quando ela levava as turmas da Pedagogia a fim de desenvolver jogos para o ensino de ciências. Nestes momentos, ao contemplar o espaço, sugestões de plantas eram dadas pelas alunas para ocupá-lo. Aos poucos, e sem muito planejamento, os jardins da FEUSP foram sendo preenchidos com novos exemplares. Muitas espécies frutíferas colorem a paisagem, tornando esse espaço acolhedor para as pessoas e para os diversos animais que frequentam o Jardim.

Volta e meia vemos alunos e alunas da FEUSP e da EAFEUSP, docentes e funcionários caminhando pelos canteiros, conversando nos bancos e apreciando o ambiente. É comum também avistarmos os alunos da Creche Central passando com as professoras para realizar atividades em outros espaços da universidade, quando param para cheirar uma flor, observar uma fruta ou simplesmente contemplar. Com a demolição do antigo prédio da biblioteca, surgiu um enorme gramado que, para além das várias propostas de ocupação deste espaço, parece ter a vocação para ser um local de convívio, de descanso e de integração. 

O tradicional Clube de Ciências e Matemática, que recebe as alunas e alunos do ensino fundamental da EAFEUSP, realiza diferentes atividades no Jardim. Ao final do semestre, algumas das comemorações de encerramento do Clube, são também realizadas no Jardim, reunindo tanto os docentes e estagiários, quanto as crianças e suas famílias.

A Grumixama no Jardim das Curiosidades

Este jardim também conta a história da despedida da colega Maria do Carmo Domite, professora da área de Educação Matemática, que nos deixou em 2015. Em homenagem à Do Carmo foi plantada uma árvore Grumixama, espécie querida da professora, cujos frutos são caracterizados como uma mistura de pitanga e jaboticaba, plantas que pertencem à mesma família. Parece que motivos não faltam para cultivar esse lugar tão significativo e a ensinar, a todos que por aqui passam, a olhar as plantas, as pessoas e a viver novas histórias neste cenário.